A manutenção de uma alimentação equilibrada é um dos principais aspectos que contribuem para o alcance de uma VIDA SAUDÁVEL.
A alimentação adequada previne as deficiências nutricionais, aumenta as defesas do organismo contra as doenças infecciosas e contribui para a proteção contra doenças crônicas como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares (derrame, infarto, etc.) e alguns tipos de câncer.
A nutricionista Eliane B. Flamia Cotrim, da J. Martins Supermercados Planalto, pensando em ajudar você e sua família a cuidar da saúde, dá algumas recomendações básicas sobre alimentação saudável.
Vamos a elas:
* Aumente e varie o consumo de frutas e hortaliças. Coma-as 5 vezes por dia. Elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Faça seu prato bem colorido.
* Evite o consumo de alimentos gordurosos, como carnes gordas, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos. Retire antes do cozimento a pele do frango, a gordura visível da carne e o couro do peixe. Prefira os alimentos cozidos ou assados. O ideal é não usar mais que uma lata de óleo vegetal por mês para uma família de quatro pessoas.
* Reduza o consumo de sal. O excesso de sal pode levar ao aumento da pressão do sangue, que chamamos de hipertensão. Evite temperos prontos, alimentos enlatados, carnes salgadas e embutidos como mortadela, presunto, lingüiça etc.
* Reduza o consumo de açúcar e doces em geral para no máximo 2 vezes por semana.
* Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. evite o consumo diário. A melhor bebida é a água!
* Coma feijão pelo menos 1 vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana. Arroz e feijão são uma excelente combinação.
* Faça pelo menos três refeições e um lanche por dia. Não pule as refeições. Prefira frutas para lanche e sobremesa. Evite "beliscar", isto vai ajudar você a controlar o peso.
* Aprecie sua refeição. Coma devagar. Faça das refeições um ponto de encontro da família. Não se alimente assistindo TV.
* Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis. O IMC (Índice de Massa Corporal) mostra se o seu peso está adequado para sua altura, podendo ser obtido da seguinte forma: IMC = Kg / altura ao quadrado. Sendo valor do IMC menor que 18,5 classificado em baixo peso, entre 18,5 a 24,99 considerado normal, entre 25 a 29,99 considerado sobrepeso, e maior que 30 classifica-se obesidade.
* Seja ativo. acumule 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro. Suba escadas.