O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. O colesterol está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso organismo, o colesterol desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Em nosso sangue, existem dois tipos de colesterol:
- LDL colesterol: conhecido como "ruim", ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento;
- HDL colesterol: conhecido como "bom", retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.
Podemos dizer que existem vários tipos de colesterol circulando no sangue. O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol Total". Como visto, colesterol é uma espécie de "gordura do sangue" e, como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Por isso, o colesterol precisa da "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções.
Crianças que têm muita resistência na hora de comer frutas e verduras, mas que adoram alimentos industrializados. Será que aí na sua casa você também enfrenta esse problema? Cuidado, o seu filho (magrinho ou gordinho) pode estar com colesterol alto!. “Isso! Até mesmo em crianças magras, pois neste caso elas podem comer pouco, e, mais alimentos pobres em nutrientes e ricos em gorduras”, explica a nutricionista Eliane B. Flamia Cotrim.
A situação é mais comum do que a gente imagina. E uma das explicações é o modo de vida da sociedade atual e a alimentação adotada por grande parte dos brasileiros. O consumo exagerado de produtos industrializados é o principal responsável pelos casos de obesidade, diabetes, hipertensão e colesterol alto entre crianças e adolescentes. “Além da quantidade elevada de conservantes, aromatizantes e outros químicos, responsáveis por alergias e problemas gastrointestinais, a falta de fibras dos alimentos industrializados pode causar constipação. Muitos produtos também contêm altas taxas de sódio, caso dos refrigerantes e do macarrão instantâneo, que causam retenção de líquidos e pressão alta”, alerta a nutricionista.
Veja a lista de produtos de uso restrito e a relação dos alimentos permitidos:
Alimentos de uso restrito:
- Leite integral
– Queijos amarelos
– Queijos cremosos
– Leite condensado
– Creme de leite
– Manteiga
– Chantily
– Peixes gordos e enlatados
– Vísceras (coração, fígado, rim, etc.)
– Carne de porco, bacon
– Embutidos (salame, presunto, salsicha, etc.)
– Camarão, caranguejo, marisco, caviar
– Maionese
– Gema de ovo
– Chocolates
– Bolachas recheadas
– Margarinas e cremes vegetais comuns
– Azeite de dendê, gordura de coco
Alimentos permitidos:
– Leite desnatado
– Queijo branco
– Ricota
– Iogurte desnatado ou light
– Carnes magras
– Aves sem pele
– Peixes não gordurosos, não fritos
– Clara de ovo
– Macarrão integral
– Feijão (soja, ervilha, lentilha, etc.)
– Vegetais folhosos
– Legumes
– Frutas
– Cereais integrais (arroz, aveia, trigo, milho, etc.)
– Óleos (canola, milho, girassol, oliva)
– Mel
– Biscoitos simples sem recheio, preferencialmente caseiros
– Pão integral
Os pais ou cuidadores devem servir uma alimentação saudável e balanceada à criança. Acrescentar fibras na alimentação diária, oriunda das frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas, pois as fibras funcionam como carregadores das gorduras, ajudando a eliminá-las sem serem absorvidas pelo organismo.
Os alimentos que devem ser evitados no caso da criança apresentar colesterol elevado são os de origem animal e as gorduras saturadas, aquelas que são sólidas na temperatura ambiente, como, por exemplo, a margarina.
Quanto ao leite, o uso vai desde o semidesnatado ao leite desnatado.
É interessante substituir o sorvete de massa (com leite) pelo sorvete de palito (de frutas), isso porque os picolés de frutas são bem menos calóricos por quase não conterem gorduras em sua composição, alguns são totalmente isentos.
Os pais também podem substituir carnes gordas por carnes magras e queijos amarelos por queijos brancos.
Os lanches devem ser ofertados do tipo:
– Frutas inteiras ou picadas.
– Sucos ou vitaminas de frutas, bebidas à base de leite semidesnatado ou desnatado, leite vegetal (extrato de soja, de amêndoas), iogurtes semidesnatados ou desnatados, leites fermentados.
– Sanduíches à base de pão integral, de centeio, de fibras e de grãos, com queijo branco, peito de peru, tomate, alface e cenoura ralada.
– Biscoitos integrais.
– Bolos simples com alguma fonte de fibra, como bolo de cenoura com aveia e bolo de casca de banana.
Outras dicas da nutricionista Eliane:
– A apresentação do prato é fundamental para a boa aceitação. Alimentos coloridos despertam a atenção das crianças.
– Conforme a idade das crianças, elas podem ajudar durante as preparações, pois elas aceitam muito bem os alimentos quando são incluídas no processo.
– É preciso estabelecer um ritual durante as refeições, como comer sentado na mesa, na frente do prato e nas horas certas.
– As crianças, assim como os adultos, devem fazer pequenos lanches saudáveis entre as principais refeições.
Adquira hábitos saudáveis para garantir à qualidade de vida de toda família.