Azeite é um sumo da fruta 100% natural, extraído da azeitona, e faz parte dos hábitos alimentares dos povos mediterrâneos desde que essa região é habitada.
Existem vários tipos de azeite que dependem das diferentes variedades de azeitona, do seu grau de maturação, do solo e do clima. Para obter um azeite virgem extra as azeitonas colhidas manualmente devem ser transportadas de imediato para o lagar, a fim de evitar a sua fermentação, que consequentemente, aumentaria o grau de acidez. Em seguida, lavam-se trituram-se e misturam-se com água. No final, o azeite separa-se da água por centrifugação. deste processo resulta um azeite de primeira qualidade, garantindo a essência das vitaminas e ácidos. A denominação dos vários tipos de azeite difere de acordo com o teor de acidez. Assim, o azeite virgem não ultrapassa os 2º, enquanto que o azeite extra virgem possui um nível de acidez de 1º.
Existe a ideia que todas as gorduras (lipídios) são prejudiciais, porém, os azeites são gorduras imprescindíveis para a nossa saúde. É recomendado que a ingestão de gorduras represente cerca de 30% de energia total ingerida, ou 35% se esta for procedente do azeite.
- O azeite é rico em gorduras monoinsaturadas que ajudam a reduzir o “mau” colesterol (LDL) e a manter o nível do “bom” colesterol (HDL);
- É rico em vitamina E, a qual apresenta uma forte capacidade antioxidante, ou seja, protege as células do ataque dos radicais livres.
- Está relacionado com a proteção contra doenças cardiovasculares.
- Quanto a diabetes, favorece o
metabolismo e melhora a assimilação de açúcar e a tolerância à
glucose.
- Desempenham funções estruturais, constituindo as membranas das células e participam no metabolismo.
- Ajuda também proteger o sistema digestivo ao prevenir o excesso de ácido no estômago.
- Contribui para o bom funcionamento da vesícula biliar, promovendo a assimilação de nutrientes e ajudando a regular o trânsito intestinal.
- Contribui para a prevenção de alguns tipos de cancro, principalmente o cancro da mama.
- Suas propriedades antioxidantes ajudam a combater o envelhecimento precoce e a beneficiar o sistema nervoso periférico, bem como o cérebro.
- Favorece a mineralização óssea, ao facultar a absorção de cálcio e de vitamina D, ajudando no crescimento e na prevenção da osteoporose.
- Apresenta uma gordura poliinsaturada, o ácido ômega-6, derivado do ácido linoleico, que é necessário à formação das células e controla os processos inflamatórios.
Para usufruir plenamente das virtudes do azeite, deve-se consumi-lo cru, sem aquecimento prévio. É ideal para temperar saladas e vegetais, pois facilita a absorção da vitamina A, contida nos legumes e verduras. É também utilizado nas sopas, no entanto só deve ser introduzido depois de pronta, de modo a que o azeite não se altere muito com a temperatura.
Há uma infinidade de azeites disponíveis no mercado, e o ideal é a escolha por azeite extravirgem. A nutricionista Eliane B. Flamia Cotrim indica o Azeite Portucale, como um ótima opção em qualidade para o consumo, e ressalta que "o importante é que você inclua azeite no cardápio, assim você usufrui, no dia a dia, os maravilhosos benefícios que esse "ouro líquido" proporciona".